Pode-se provar a existência de Deus?

São Tomás de Aquino, o Doutor Angélico
São Tomás de Aquino, o Doutor Angélico

Artigo publicado no jornal Alagoas em Tempo, edição de 23 de fevereiro a 01 de março/2015 | Ano 9 – nº 668.

Marcos Antonio Fiorito *

Em nosso último artigo, “Crer ou não crer, eis a questão!”, afirmamos que segundo a doutrina cristã, “há 3 formas de se provar a existência de Deus: pela razão, pelo sentimento e pela consciência”. Recordamos também que, segundo o Concílio Vaticano I, “Deus, princípio e fim de todas as coisas, pode ser conhecido com certeza pela luz natural da razão humana, mediante os seres criados”.

O eminente jesuíta Pe. Leonel Franca (1893-1948), em seu livro “O Problema de Deus”, afirmou que “a razão é a faculdade dos porquês”. Ela tem uma necessidade intrínseca de compreender. Faz parte de sua finalidade. Ela só descansa quando atinge a compreensão de determinado objetivo.

São Tomás de Aquino, provavelmente o maior teólogo da Idade Média, inspirado na metafísica de Aristóteles, propôs-nos em sua magistral obra, a Suma Teológica, 5 vias que nos conduzem, através de uma lógica férrea, à constatação da existência de Deus. Por tratar-se de uma matéria extensa, iremos apenas resumi-la aqui, à guisa de reflexão.

Na primeira via, Tomás argumenta que, através de nossos sentidos, constatamos que há inúmeras coisas no mundo que se movem; e tudo que se move, naturalmente, também é movido por algo. Essa cadeia de motores que movem e são movidos, necessariamente tem que terminar num Motor primeiro, que a tudo impulsiona e não é impulsionado.

Na segunda via, o Doutor Angélico nos recorda que no mundo físico tudo tem uma causa eficiente. Tudo tem, necessariamente, causa e efeito. Essa cadeia de causas e efeitos não pode, logicamente, ser infinita. Portanto é preciso que haja uma causa primeira eficiente, que seja a “Causa de todas as causas”, como exclamou o grande orador romano, Cícero.

Já a terceira via considera-nos seres contingentes, que poderiam existir ou não e que não têm em si a razão de sua existência. No sentido oposto, há a necessidade de um Ser necessário, que jamais poderia deixar de existir, pois a sustentação de tudo depende d’Ele.

A quarta via trata a respeito do grau de perfeição dos seres criados. Observando-os, iremos sempre notar que há uma hierarquia de perfeições. Há neles uma diferença cabal de limitações e qualidades. Quando os comparamos, notamos superioridade de uns em relação a outros, como há entre um pardal e uma águia. Isso sugere que existe um Ser perfeitíssimo, Causa de toda perfeição, e, consequentemente, do qual emanam todas as qualidades e nobreza da criação.

Na quinta via, São Tomás deduz que toda ordem exige uma inteligência ordenadora. Contemplando a forma como os corpos naturais operam, vemos que eles operam na maioria das vezes num mesmo sentido e para um determinado fim. E não operam assim por mera obra ou acaso, porém intencionalmente.

Naturalmente, não é possível um ser irracional atingir seu objetivo senão por intermédio de um Ser inteligente, que dirige todas as coisas naturais para o seu devido fim. Daí temos o que chamamos de Providência Divina.

Logo, assim como todo relógio funciona e se mantém funcionando graças a um relojoeiro, contemplando a harmonia de nosso sistema solar, com seus astros e corpos celestes, é possível concluir que existe uma Inteligência ordenadora suprema, à qual denominamos Deus.

* O autor é teólogo e redator católico

(Autoriza-se reprodução do artigo com citação do autor.)

Comentar!

Veja também: Crer ou não crer, eis a questão!

0 thoughts on “Pode-se provar a existência de Deus?

  • 8 de março de 2015 em 09:25
    Permalink

    Belíssimo texto, caro Marcos. Com as cinco vias de São Tomás, ali muito bem resumidas, a razão fica plenamente coberta de compreensão e pode descansar. Assim, o convencimento racional se afigura algo não apenas alcançável como demonstra a irracionalidade de dizer-se fora da prova científica a existência divina. A falta de razão reside no outro lado, na descrença, na ausência de fé.
    E quanto aos seres irracionais, a Providência Divina é quem os guia, esclarece o autor. Os animais todos, por esses raciocínio, assim como as plantas, as árvores, a natureza enfim, também composta por seres vivos sem alma e, portanto, irracionais, estariam indistintamente ao comando do Divino, se bem entendi. Ou seja: a Providência Divina dá a direção e o sentido dos seres irracionais. Mas fica a questão: nós, humanos, seres por definição racionais, até onde nos guiamos? Será que o chamado livre arbítrio é tão livre assim?
    Parabéns, uma vez mais, muito digno mediador.

    Resposta

Deixe uma resposta

CAMPANHA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO!!!

LIVRO IMPRESSIONANTE SOBRE O PURGATÓRIO

ACABA DE SER

TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS

Na compra do livro, você estará colaborando com a
oferta de Mil Missas pelas Santa Almas! Saiba mais!