Mostra internacional de Presépios inaugurada em Roma

photo credit: Alexandre Berbe via photopin cc
photo credit: Alexandre Berbe via photopin cc

Roma, 28 nov 2013 (RV) – Foi inaugurada nesta quinta-feira (28), na Sala Bramante na ‘Piazza del Popolo’, em Roma, a mostra internacional ‘100 Presépios’. A exposição, aberta até 6 de janeiro de 2014, apresenta neste ano 183 presépios, todos novos, provenientes 11 regiões italianas e de 30 países, a maioria de cultura cristã. As técnicas e materiais usados na construção dos presépios seguem as tradições culturais de cada localidade.

Para desenvolver o amor pelo ‘Presépio’, crianças entre 4 e 10 anos poderão divertir-se no laboratório ‘O Presépio como brinquedo’, onde terão a possibilidade de construir um personagem do presépio e levá-lo para casa. Esta 12ª edição do Laboratório é realizada em colaboração com a Academia de Belas Artes de Roma.

Na inauguração da Mostra estavam presentes, entre outros, o Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli e o Presidente da Associação ‘Natal no mundo’, Giuseppe d’Orsi.

A Rádio Vaticano conversou com Dom Celli sobre a importância para as crianças em fazer o presépio:

R: “Recordo-me quando era criança. Para nós era uma grande alegria fazer o presépio. Era um momento em que toda a família ficava envolvida: meu pai, minha mãe e nós filhos que procurávamos viver este momento. Gostaria de fazer um grande convite às famílias para colocar o presépio no centro, como ponto de referência. Mas digo também: não por mero comportamento sentimental ou emotivo, mas para saborear o mistério do amor de Deus na nossa vida”.

RV: Uma representação de um “presépio vivo”, realizada por crianças da escola da Infância “Antonio Maria Gianelli” de Roma, abriu a exposição. Qual a importância desta mostra?

R“O presépio nos recorda continuamente algo particular: o amor como sua propriedade tem aquela de abaixar-se ao nível de quem é amado. O Mistério da Encarnação nos revela a grandeza e o mistério enorme deste amor de Deus pelo homem. Então, olhar o presépio, acredito que ajude todos nós a recordar o quanto somos amados por Deus. Acredito que a beleza da mostra seja exatamente esta: o homem exprime o Mistério com as dimensões da própria cultura!

Já o Presidente da Associação ‘Natal no mundo’, Giuseppe d’Orsi, falou-nos sobre a diversidade dos presépios:

R: “Ver estes presépios é como fazer um pequeno passeio pelo mundo através das imagens da Natividade. Existem particularidades como, por exemplo, o presépio de Portugal, todo em terracota, feito à mão, onde se pode ver o barroco português, a cor predominante que é azul. Também o presépio vindo da Polônia, muito simples e particular, que parece muito rico, mas em realidade é inteiramente construído com papel laminado, cheio de cores”.

RV: E também tem aquele da Alemanha, todo em madeira….

R: “Sim, ele vem da Floresta Negra, da zona de Munique. Neste presépio tem também uma hélice. Mas porque existe esta hélice? Porque praticamente as quatro velas na base, quando são acesas, aquecem o ar. A construção externa é formada por pequenos personagens colocados sobre um pedestal, em planos diferentes, e este pedestal tem um movimento rotatório justamente graças ao calor que as velas enviam à hélice no alto”. (JE)

Rádio Vaticano

Comentar!

Veja também: Milagre ocorrido no Natal de 1956, na Hungria

Deixe uma resposta

CAMPANHA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO!!!

LIVRO IMPRESSIONANTE SOBRE O PURGATÓRIO

ACABA DE SER

TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS

Na compra do livro, você estará colaborando com a
oferta de Mil Missas pelas Santa Almas! Saiba mais!