A Igreja pode anular um casamento?

By Tangopaso (Self-photographed) [Public domain], via Wikimedia Commons

Artigo publicado no jornal Alagoas em Tempo, edição de 12 a 18 de outubro/2015 | Ano 9 – Nº 700.

Marcos Antonio Fiorito *

Recentemente todos ouvimos a imprensa divulgar, de forma até estrondosa, que o Papa Francisco determinou que os processos eclesiásticos de “anulação” do matrimônio religioso fossem notoriamente simplificados.

A ignorância religiosa no mundo leigo não é novidade para os especialistas da doutrina cristã. Muitos termos e expressões de cunho doutrinário são comumente passados ao público pela imprensa de forma bolostrocada e, até mesmo, equivocada; sobretudo quando diz respeito às mensagens do Papa. É assim, apesar de todo o esforço do serviço de informação do Vaticano…

A expressão “anulação” não existe no vocabulário eclesiástico. E o Código de Direito Canônico (conjunto de leis que regem a Igreja Católica e, portanto, que também diz respeito aos fiéis) não contempla a possibilidade de um casamento ser anulado.

Então, o que quis dizer o Papa quando determinou que o processo fosse abreviado? Quis dizer que as leis da Igreja contemplam, sim, que o fiel, uma vez casado no religioso, possa abrir um processo junto ao Tribunal Eclesiástico de sua Arquidiocese pedindo que seu matrimônio seja avaliado. Uma vez analisado e julgado pela Igreja, esta última pode sentenciar que o casamento tenha sido nulo. Quando isso ocorre, os fiéis envolvidos têm todo o direito de casar-se novamente no religioso.

Portanto, existe uma diferença muito grande entre anulação e nulidade. O Estado prevê a possibilidade de um casamento civil – que observou os requisitos legais — ser anulado. Já o casamento religioso é indissolúvel, não pode ser dissolvido por anulação ou divórcio, porém pode ser considerado inválido pela Igreja em determinadas circunstâncias, e só depois de passar por um criterioso processo eclesiástico.

Resumindo: o Direito Civil pode anular um casamento que ocorreu do ponto de vista legal. A Igreja Católica não anula, porém pode declarar inválido (nulo) um matrimônio religioso, desde que fique provado que houve irregularidades.

E que irregularidades são essas? São muitas as razões que podem levar um casamento a ser considerado nulo, porém lembremos que os fundamentos do matrimônio são: Fidelidade, Indissolubilidade e Fecundidade. Eles precisam estar presentes nas intenções dos noivos ao se dirigirem para o altar.

Fidelidade: os cônjuges devem ter bem claro que formarão uma só carne, e que, por isso, em hipótese alguma poderão dividir o seu amor esponsal com outrem;

Indissolubilidade: Devem ter bem presente que o casamento é para sempre, “até que a morte os separe”, como diz a liturgia;

Fecundidade: Devem ansiar por filhos, e ainda que a natureza os impeça por algum motivo. Sempre é bom lembrar que o casamento tem dois objetivos indissociáveis: Amor mútuo e perpetuação da espécie. Nenhum deles pode faltar; do contrário, os esposos estarão indo na direção oposta à finalidade do matrimônio, segundo o que foi estabelecido por Deus: “Crescei e multiplicai-vos” (Gn 1, 28).

* O autor é teólogo e redator católico

(Autoriza-se reprodução do artigo com citação do autor.)

 

0 pensou em “A Igreja pode anular um casamento?

  1. Excelente explicação! O sacerdote de minha paróquia havia explicado, mas eu não tinha entendido. Agora, sim, posso orientar as pessoas que pensam que o Papa autorizou cancelar casamentos. Muito obrigado por esse blog maravilhoso! Deus os abençoe.

Deixe uma resposta

SOBRE AS ALMAS DO PURGATÓRIO

Esta obra foi traduzida por nós da Confraria das Almas do Purgatório com o intuito de divulgar ao máximo este livro e, assim, fazer chegar ao maior número de pessoas possível a forma como podem ajudar eficazmente as Santas Almas e a si próprias.

LIVRO RECOMENDADO!

Sabia que o seu casamento na Igreja Católica, mediante algumas condições, pode ser considerado nulo e você pode vir a se casar novamente na Igreja? Veja todas as respostas adquirindo esse livro.
Sabia que o seu casamento na Igreja Católica, mediante algumas condições, pode ser considerado nulo e você pode vir a se casar novamente na Igreja? Veja todas as respostas adquirindo esse livro.

REVISÃO DE TCC – Clique e acesse o site

CRIAÇÃO DE SITES

Categorias

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Posts recentes

Meta

Rolar para o topo

CAMPANHA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO!!!

LIVRO IMPRESSIONANTE SOBRE O PURGATÓRIO

AGORA TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS

Na compra do livro, você estará colaborando com a
oferta de Mil Missas pelas Santa Almas! Saiba mais!