Significado e origem do dia de Finados

cruz-finadosO dia de Finados é o dia apropriado para rezarmos por nossos antepassados e pelos fiéis defuntos. É o dia em que celebramos também a vida eterna e a ressurreição dos mortos, antecipada por Cristo que ressuscitou ao 3º dia e aguardada por todos nós no dia do Juízo Final.

Um pouco de história…

O costume de se rezar pelos falecidos data do 1º século da era cristã. Os fiéis costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas e rezavam por aqueles que haviam morrido sem o martírio. A Memória dos Mortos foi incluída na celebração da Santa Missa no século IV e desde o V a Igreja reserva um dia para que rezemos pelos falecidos esquecidos. No século X, porém, Santo Odilon, abade do mosteiro beneditino de Cluny, na França, introduziu entre os monges o costume de se rezar por todos os mortos, assim como havia o dia de Todos os Santos.

A partir do século XIII estabeleceu-se o dia 2 de novembro como dia de Finados. Uma das razões pelas quais desde o século V a Igreja dedica um dia aos mortos, está na preocupação pelos que morreram e foram esquecidos.

Não queremos, irmãos, deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros que não tem esperança (1 Tes. 4,13).

Visita ao cemitério – Ao fiel que visitar devotamente um cemitério e rezar, mesmo em espírito, pelos defuntos, concede-se indulgência aplicável somente às almas do purgatório. Esta indulgência será plenária, cada dia, de 1 a 8 de novembro; nos outros dias será parcial.

Fonte: “Manual das Indulgências”, editado pela Penitenciaria Apostólica em 29 de junho de 1968.

Veja mais sobre as indulgências e orações indulgenciadas em:

http://purgatorio.net.br/indulgencias

Deseja ser membro da Confraria dos Devotos das Almas dos Purgatório? Clique aqui!

0 pensou em “Significado e origem do dia de Finados

  1. Caros amigos da confraria,
    Achei este site exemplarmente instrutivo. As informações doutrinárias e históricas que ele vem transmitindo são de extraordinária beleza e utilidade. Parabéns!!!
    Eduardo Luiz Marques e Silva

    1. Caro Eduardo,
      Seu comentário nos serve de belo e alvissareiro incentivo!
      Esperamos sempre poder disponibilizar o melhor da doutrina da Igreja ao público católico.
      Que Maria Santíssima o assista com especiais graças!
      Abraço fraternal!
      Marcos

Deixe uma resposta

SOBRE AS ALMAS DO PURGATÓRIO

Esta obra foi traduzida por nós da Confraria das Almas do Purgatório com o intuito de divulgar ao máximo este livro e, assim, fazer chegar ao maior número de pessoas possível a forma como podem ajudar eficazmente as Santas Almas e a si próprias.

LIVRO RECOMENDADO!

Sabia que o seu casamento na Igreja Católica, mediante algumas condições, pode ser considerado nulo e você pode vir a se casar novamente na Igreja? Veja todas as respostas adquirindo esse livro.
Sabia que o seu casamento na Igreja Católica, mediante algumas condições, pode ser considerado nulo e você pode vir a se casar novamente na Igreja? Veja todas as respostas adquirindo esse livro.

REVISÃO DE TCC – Clique e acesse o site

CRIAÇÃO DE SITES

Categorias

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Posts recentes

Meta

Rolar para o topo

CAMPANHA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO!!!

LIVRO IMPRESSIONANTE SOBRE O PURGATÓRIO

AGORA TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS

Na compra do livro, você estará colaborando com a
oferta de Mil Missas pelas Santa Almas! Saiba mais!