São Pedro Damião perdeu seu pai e sua mãe logo que nasceu. Um de seus irmãos o adotou, porém o tratava de forma áspera, forçando-o a trabalhar duramente, alimentando-o mal e vestindo-o com pouca roupa.
Um dia, encontrou uma moeda de prata, que representava para ele uma pequena fortuna. Um amigo o aconselhou que a usasse para si mesmo, pois o dono não podia ser achado.
Para Pedro, era difícil decidir no que gastaria, já que necessitava de todo tipo de coisas. Porém, mudando sua forma de pensar, decidiu que o melhor que poderia fazer era pedir uma Missa pelas Almas do Purgatório, em especial pelas almas de seus queridos pais. A custa de um grande sacrifício, transformou seu pensamento em ato e as Missas foram oferecidas.
As almas do Purgatório recompensaram o seu sacrifício generosamente. A partir desse dia, notou uma grande mudança em seu destino.
Seu irmão mais velho o chamou para a sua residência e, horrorizado pela forma como estava maltratado, o levou a viver consigo. O tratou como a seu próprio filho, e o educou e cuidou dele com o mais puro afeto.
Bênção atrás de bênção, os mais maravilhosos talentos de Pedro saíram à luz e foi rapidamente promovido ao sacerdócio; algum tempo depois foi elevado à dignidade de bispo e, finalmente, a cardeal. Além disso, muitos milagres atestam sua santidade, tanto que foi canonizado logo depois de sua morte, e declarado doutor da Igreja.
Estas maravilhosas graças vieram depois de uma Santa Missa oferecida pelas almas.
Fonte: Léeme ou Laméntalo, por Padre Paul O’Sullivan (opúsculo sobre as almas do purgatório).
Veja também: 11ª Aula – O que fazem as Almas Benditas por aqueles que as ajudam
Um pensamento em “Curso sobre o Purgatório: 12ª Aula – Como São Pedro Damião chegou a bispo, cardeal e santo”
Estou chorando muitíssimo, emocionado, com esta santa aula. Que bênção de DEUS participar desta confraria. Só ELE para lhe retribuir, irmão, o bem que você faz.
Beijo no coração
Maestro Urbano Medeiros e família
MINAS GERAIS