“Milhares e milhares O serviam, miríades de miríades O assistiam” (Dn 7,10)
A palavra anjo significa, tanto na sua versão hebraica, quanto na grega, “mensageiro”. Eles são os executores da vontade de Deus, os adoradores da Santíssima Trindade e protetores dos homens.
Por fazerem essa intercessão entre Deus e nós, os anjos estão continuamente ao nosso redor na forma do nosso anjo da guarda, dado por Deus para nos guardar dos perigos e inspirar e o bem.
Conta-se que na vida de Santa Gemma Galgani, que seu anjo da guarda era uma companhia perceptivelmente inseparável. A acompanhava durante as orações, preparava-a para a sua confissão e até mesmo a acompanhava sensivelmente durante seu trajeto noturno nas ruas perigosas por onde andava. E isso fisicamente!
Essa forma sensível de comunicação entre nós e nossos anjos da guarda nem sempre se dá, mas era perceptível no caso de alguns santos como São João Bosco, São Pio de Pietrelcina, são Felipe Néri… essa é uma forma de Deus registrar a presença deles entre nós, mostrar ao mundo que esses seres que Ele criou para sua glória e seu serviço estão continuamente a velar por nós.
É por essa razão recomendável que se reze frequentemente aos nossos anjos, pedindo que sempre nos conduza em segurança, que nos inspire boas ações e não permita que ofendamos sua presença pelo pecado.