Papa em Santa Marta: vigiar nosso coração e fazer exame de consciência

photo credit: JeffyBruno via photopin cc
photo credit: JeffyBruno via photopin cc

Cidade do Vaticano, 11 out 2014 (RV) – O Papa Francisco celebrou uma Santa Missa, na manhã desta sexta-feira, na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano.

Em sua homilia, o Papa partiu do Evangelho do dia, dizendo que o demônio jamais deixa de tentar o homem. Para que o mal não entre em nosso coração, – recordou – há uma prática antiga, mas muito eficaz e conhecida: o exame de consciência. O tentador tem sempre paciência e não deixa em paz a nossa alma, que quer toda para si.

De fato, depois das tentações no deserto, quando Jesus foi atormentado pelo demônio, Lucas afirma que o demônio deixou de tentar Jesus, por certo tempo, mas, depois, durante a vida terrena, voltou a importuná-lo várias vezes, colocando-o à prova e preparando-lhe armadilhas até à Paixão e morte na Cruz: “Se és o Filho de Deus, desça da cruz e volte entre nós, para que possamos acreditar”.

Estas palavras, – disse o Pontífice, – preocupam o nosso coração. Logo, é preciso protegê-lo, porque nele mora o Espírito Santo; protegê-lo para que não entrem espíritos malignos. Devemos fechá-lo com chave, como fazemos com as nossas casas, mas também vigiá-lo como sentinelas, pois, quantas coisas podem entrar nele: maus pensamentos e intenções, ciúme, inveja!

Mas, como estas coisas podem entrar em nosso coração? Perguntou o Papa. Em um coração tão atribulado, o Senhor não pode nos falar e nem ser escutado. E respondeu:

“Ter um coração recolhido, um coração no qual sabemos o que está acontecendo, é possível mediante uma prática muito antiga na Igreja, mas boa: o exame de consciência. Quem de nós, à noite, ao término da jornada, se recolhe e se pergunta: o que aconteceu hoje no meu coração? O que passou pelo meu coração? Se não fizermos isto, não sabemos vigiá-lo e nem protegê-lo”.

O exame de consciência é uma graça, – concluiu o Bispo de Roma – porque quem protege o coração, protege o Espírito Santo, que nele habita. Jesus fala claramente que o demônio volta sempre. E, para que ele não entre em nós, devemos estar recolhidos, ou seja, estar diante de si e de Deus, e fazer um sério exame de consciência no fim do dia. Por que o demônio é muito esperto e pode acabar por enganar-nos. (MT)

Rádio Vaticano

Comentar!

Veja também: Exame de consciência para uma boa Confissão (Lista dos pecados)

Deixe uma resposta

SOBRE AS ALMAS DO PURGATÓRIO

Esta obra foi traduzida por nós da Confraria das Almas do Purgatório com o intuito de divulgar ao máximo este livro e, assim, fazer chegar ao maior número de pessoas possível a forma como podem ajudar eficazmente as Santas Almas e a si próprias.

LIVRO RECOMENDADO!

Sabia que o seu casamento na Igreja Católica, mediante algumas condições, pode ser considerado nulo e você pode vir a se casar novamente na Igreja? Veja todas as respostas adquirindo esse livro.
Sabia que o seu casamento na Igreja Católica, mediante algumas condições, pode ser considerado nulo e você pode vir a se casar novamente na Igreja? Veja todas as respostas adquirindo esse livro.

REVISÃO DE TCC – Clique e acesse o site

CRIAÇÃO DE SITES

Categorias

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Posts recentes

Meta

Rolar para o topo

CAMPANHA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO!!!

LIVRO IMPRESSIONANTE SOBRE O PURGATÓRIO

ACABA DE SER

TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS

Na compra do livro, você estará colaborando com a
oferta de Mil Missas pelas Santa Almas! Saiba mais!