Por que se cobrem a cruz e as imagens no Tempo da Paixão?

 

Para tornar sensível aos olhos a atitude dolorosa da Igreja no Tempo da Paixão, vela-se as imagens sagradas no sábado que precede esse período.

Esta é uma herança do antigo rito destinado aos penitentes públicos que começava nos dias em que a Igreja medita de modo especial a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim apresentavam-se os penitentes no primeiro dia da Quaresma, em trajes e atitudes humildes, como Deus fez a Adão e Eva, após o pecado que os expulsou do Paraíso. O penitente era enviado até a Quinta-Feira Santa a algum monastério para praticar atos de mortificação.

Esta cerimônia perdurou até o século XVI, em que, por devoção, a penitência pública e a recepção da cinza foi ampliada para a generalidade dos fiéis que já não eram enviados para fora do templo, como se fazia com os penitentes de antigamente. Para lembrar, no entanto, o suprimido rito e mantê-los na humildade, se lhes isolou, já que não da igreja, do presbitério, o altar, através de uma cortina vermelha. Pouco a pouco, sem dúvida por não ser prático este sistema com relação às cerimônias litúrgicas, essa cortina foi encurtada e reduzida o véu atual que cobre as imagens dos santos e a cruz.
Os liturgistas simbolistas viram neste rito um recurso piedoso para representar materialmente o fato de ter que se esconder o Senhor no templo para escapar ao furor dos seus inimigos que tentaram apedreja-lo. Também nos recorda que Nosso Senhor Jesus Cristo velou sua divindade na sua Paixão, permitindo-se torturar e morrer, como um homem criminoso.

Extraído do livro “La Flor de la Liturgia” de Dom Andrés Azcarate O.S.B

 

Deixe uma resposta

SOBRE AS ALMAS DO PURGATÓRIO

Esta obra foi traduzida por nós da Confraria das Almas do Purgatório com o intuito de divulgar ao máximo este livro e, assim, fazer chegar ao maior número de pessoas possível a forma como podem ajudar eficazmente as Santas Almas e a si próprias.

LIVRO RECOMENDADO!

Sabia que o seu casamento na Igreja Católica, mediante algumas condições, pode ser considerado nulo e você pode vir a se casar novamente na Igreja? Veja todas as respostas adquirindo esse livro.
Sabia que o seu casamento na Igreja Católica, mediante algumas condições, pode ser considerado nulo e você pode vir a se casar novamente na Igreja? Veja todas as respostas adquirindo esse livro.

REVISÃO DE TCC – Clique e acesse o site

CRIAÇÃO DE SITES

Categorias

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Posts recentes

Meta

Rolar para o topo

CAMPANHA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO!!!

LIVRO IMPRESSIONANTE SOBRE O PURGATÓRIO

AGORA TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS

Na compra do livro, você estará colaborando com a
oferta de Mil Missas pelas Santa Almas! Saiba mais!