Religiosidade X Espiritualidade

Marcos Antonio Fiorito*

Algo muito frequente entre os cristãos é a afirmação de que “sou religioso” ou que “Fulano(a) é muito religioso(a)”. Tecnicamente falando, religioso é aquele que está sob uma regra (do latim regula) de uma ordem religiosa. Por exemplo, um beneditino segue a regra de São Bento; um franciscano, a regra de São Francisco; um jesuíta, a de Santo Inácio… Uma das mais antigas é regra a de Santo Agostinho, pois data do século V. Mas deixando de lado essa precisão, temos o termo generalizante, que é sinônimo de cristão fervoroso. Então, comumente, quando dizemos que Paulo é muito religioso, significa que é um cristão fervoroso. E ninguém discorda disso…

Porém, o fato de alguém seguir uma determinada religião, não significa necessariamente que ele seja virtuoso. Ou seja, que ele tenha espiritualidade. Pode parecer contraditório, mas, infelizmente, não é…

Muita gente frequenta a igreja, reza, assiste a Santa Missa, comunga, etc., mas repete isso de forma ritualística ou até mecânica. Ou seja, é como uma bela garrafa, mas sem conteúdo. Se não houver da parte do cristão um desejo de melhorar a cada dia, de evoluir a cada dia, de crescer em virtude e sabedoria, ele se tornará um mero repetidor de ações, mas não terá verdadeira espiritualidade.

A espiritualidade envolve muitas coisas, como o desejo de crescer a cada dia na virtude, de evoluir como ser humano, ter vida de piedade bem levada, frequentar os sacramentos, vida de oração, crescer no amor a Deus e ao próximo, etc. A verdadeira religiosidade cultiva a vida sobrenatural, não se dissocia dela. Nessa linha, temos a preocupação com o aumento da graça santificante, que habita em nós desde o batismo e cresce quando frequentamos os sacramentos. Quem quer uma vida espiritual bem levada, procura cultivar também a vida sobrenatural.

Viver uma religião meramente ritualística é uma das grandes tentações do cristão. Daí a importância de entender o papel daquilo que os grandes espiritualistas chamam de “vida interior”. Dom Jean-Baptiste Chautard (1958-1935), abade cisterciense de Sept-Fons e autor do livro “A alma de todo apostolado”, chama atenção para a necessidade de uma vida interior bem levada para que o cristão possa obter grandes frutos em seu trabalho evangelizador. O silêncio, a meditação e a reflexão favorecem em muito a vida interior, fazendo com que o evangelizador obtenha excelentes frutos no seu apostolado. Como um clamor, Dom Chautard roga a Deus almas que unam à sua vida ativa também a contemplativa: “Vida interior e vida ativa! Santidade nas obras! União poderosa, união fecunda! Como são grandes os prodígios de conversão que vós operais! Ó Deus, concedei à vossa Igreja apóstolos numerosos, mas reacendei nos seus corações, devorados pelo desejo de se dar, uma sede ardente de vida de oração. Dai a vossos operários essa ação contemplativa e esta contemplação ativa: então, vossa obra há de ter sua realização, e vossos obreiros evangélicos hão de alcançar essas vitórias que lhes anunciastes antes de vossa Ascensão gloriosa.”.

* O autor é teólogo e historiador.

(Autoriza-se reprodução do artigo com citação do autor.)

Deixe uma resposta

SOBRE AS ALMAS DO PURGATÓRIO

Esta obra foi traduzida por nós da Confraria das Almas do Purgatório com o intuito de divulgar ao máximo este livro e, assim, fazer chegar ao maior número de pessoas possível a forma como podem ajudar eficazmente as Santas Almas e a si próprias.

LIVRO RECOMENDADO!

Sabia que o seu casamento na Igreja Católica, mediante algumas condições, pode ser considerado nulo e você pode vir a se casar novamente na Igreja? Veja todas as respostas adquirindo esse livro.
Sabia que o seu casamento na Igreja Católica, mediante algumas condições, pode ser considerado nulo e você pode vir a se casar novamente na Igreja? Veja todas as respostas adquirindo esse livro.

REVISÃO DE TCC – Clique e acesse o site

CRIAÇÃO DE SITES

Categorias

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

Posts recentes

Meta

Rolar para o topo

CAMPANHA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO!!!

LIVRO IMPRESSIONANTE SOBRE O PURGATÓRIO

ACABA DE SER

TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS

Na compra do livro, você estará colaborando com a
oferta de Mil Missas pelas Santa Almas! Saiba mais!