Os nomes de Jesus e Maria estão intimamente ligados ao de São José e, na liturgia de hoje, a Igreja os aproxima pelo Evangelho do dia. Nele, narra-se a aparição em sonho de um anjo ao grande santo, encorajando-o a assumir a missão de ser o pai adotivo do próprio Deus encarnado:
“Não temas receber Maria como sua esposa, porque o que nela foi concebido é obra do Espírito Santo. Dará a luz um filho e chamar-lhe-ás Jesus, por que Ele salvará o Seu povo dos pecados” (Mt 1, 18-21).
O esposo de Maria Santíssima e pai adotivo do Menino Jesus, São José, nos é apresentado como o justo cuja alma se eleva forte e poderosa para Deus como o cedro do Líbano.
Fiel no desempenho humilde da delicada e belíssima incumbência de velar pela Sagrada família de Nazaré, São José tornou-se modelo vivo de virtudes da família e exemplo de cumpridor de tarefas cotidianas, todas elas feitas no silêncio meditativo. Não há na Sagrada escritura palavra alguma dita por São José, o que nos leva a pensar nele como quem fazia a exemplo de Maria Santíssima, um perfeito exercício de meditação, guardando todas aquelas coisas grandiosas no seu coração (Lc 2,51).
São José é também, além de patrono das famílias, o padroeiro da Igreja universal, razão pela qual devemos pedir a ele sua intercessão pela Santa Igreja de maneira especial no dia de hoje.
São José, que morreu acompanhado de Jesus e Maria é o advogado da boa morte.
Oração a São José
Que os méritos, Senhor do esposo de
Vossa Mãe Santíssima nos sirvam de
Arrimo, afim de que a sua intercessão
Nos obtenha o que não pode o nosso próprio esforço.
Vós, que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
Amém.