Hoje damos início a uma série de posts com pílulas sobre a opinião de Padres e Doutores da Igreja a respeito das Almas do Purgatório. Os Padres da Igreja são aqueles primeiros teólogos e mestres que escreveram sobre a doutrina cristã. Eles são verdadeiros representantes da Tradição. Seus escritos são largamente usados pelo Magistério da Igreja.
O primeiro post traz comentários de Tertuliano, escritor eclesiástico que viveu entre os séculos II e III dC. Nasceu em Cartago, África.
No “De Corona Militis” ele menciona as orações pelos mortos como uma Apostólica ordenança, e em “De monogamia” (capítulo 10) ele aconselha uma viúva “a rezar pela alma de seu marido, implorando repouso para ele e para a participação na primeira ressurreição”; ele recomenda também à esposa “fazer oblações por ele no aniversário da sua morte” , e interpreta como infidelidade dela negligenciar o socorro à alma do falecido.
Fonte: Catholic Encyclopedia
Ele chega mesmo a exagerar e afirmar que só os mártires poderão escapar das chamas purificadoras do purgatório:
“Ao deixar o seu corpo, ninguém vai imediatamente viver na presença do Senhor, exceto através do martírio, pois nesse caso se adquire uma morada no Paraíso e não nas regiões inferiores” (De Resurrectione Carnis).
0 pensou em “Tertuliano – Série Padres e Doutores da Igreja”
Uma alegria enorme encontrar um espaço onde podemos refletir sobre temas realmente relevantes.
Cara Marli!
Agradecemos o seu comentário. Ele nos é muito precioso.
É uma honra tê-la entre os nossos confrades.
Que Nossa Senhora a cumule de bênçãos e alegrias!
Abraço fraternal!
Marcos