Cidade do Vaticano, 15 out 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os cristãos devem colocar sempre em primeiro lugar o mandamento de amar Deus e o próximo para evitar os “pecados graves” da hipocrisia e idolatria.
“O Senhor disse-nos que o primeiro mandamento é adorar Deus, amar Deus. O segundo é amar o próximo como a si mesmo. A liturgia hoje fala-nos de dois vícios contra estes mandamentos”, “a idolatria e a hipocrisia”, explicou, na homilia da missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.
Segundo o Papa, os idólatras não têm “desculpa”, porque mesmo tendo conhecido Deus “não o glorificaram, nem lhe agradeceram”, porque se fecharam no “egoísmo do próprio pensamento, o pensamento omnipotente”.
“Também hoje há ídolos e há muitos idólatras, tantos que se consideram sábios, inclusive entre nós, entre os cristãos”, advertiu.
A homilia aludiu, por outro lado, ao pecado da hipocrisia, que torna as pessoas “ávidos e malvadas, insensatas”.
“Eis o caminho do Senhor: adorar Deus, amar Deus sobre todas as coisas, e amar o próximo. É tão simples, mas muito difícil. Só podemos fazer isto com a graça. Peçamos a graça”, concluiu.
OR/OC
Veja também: “Sem o sal de Jesus, nos tornamos cristãos de museu”, adverte o Papa